SEGUNDO IBGE, EM 2023, 24,4 MILHÕES DE BRASILEIROS DEIXARAM DE PASSAR FOME
- 28/04/2024

Em 2023, o número de pessoas em insegurança alimentar diminuiu no Brasil. É o que revelam os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua , divulgados hoje pelo IBGE e reforçados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome . De acordo com os dados oficiais são mais de 24,4 milhões de pessoas que deixaram de passar fome em nosso país.
É importante lembrar que o Brasil havia saído do mapa da fome da ONU em 2014, em função dos investimentos públicos em ações estratégicas de segurança alimentar e nutricional, vigentes desde a década de 1990. Mas em 2022, devido ao desmonte dessas estratégias e também do agravamento da situação socioeconômica por causa da pandemia, o país retornou ao mapa da fome, lamentavelmente.
Letícia enfatiza que "com as informações do IBGE, a gente vai poder localizar onde há a maior insegurança alimentar e agir dentro do Plano Brasil Sem Fome para erradicar a fome no país novamente." Já o ministro Wellington Dias aponta que "o salto alcançado em 2023 mostra que o Brasil retomou o rumo certo no enfrentamento à fome".
Os resultados da PNAD-C apresentados hoje fortalecem iniciativas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar , que garante refeições diárias a 40 milhões de estudantes da rede pública, e o programa "Brasil sem fome" - lançado no ano passado.
Glauber Bernardes - Rádio Ativa