CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE INICIARÁ NA PRÓXIMA SEGUNDA (7) EM BETIM
- 31/03/2025
Betim está se organizando para uma nova campanha de vacinação contra a gripe. O município recebeu do governo estadual a primeira leva de vacinas, contendo 11.900 doses, que dará início à imunização na próxima segunda-feira (7). A vacinação ocorrerá nas 41 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e no Centro de Referência em Especialidades Divino Braga. Neste momento, as vacinas são direcionadas aos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A principal novidade de 2025 será a disponibilidade da vacina durante todo o ano, de acordo com a quantidade de doses recebidas nas unidades de vacinação e no Vacimóvel, seguindo uma agenda específica, facilitando o acesso à imunização do público prioritário. Veja quais grupos podem ser vacinados:
*crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
*crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
*trabalhadores da saúde;
*gestantes e puérperas;
*professores dos ensinos básico e superior;
*pessoas com 60 anos ou mais;
*profissionais das forças armadas e demais forças de segurança e salvamento;
*trabalhadores dos Correios;
*pessoas em situação de rua;
*pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
*pessoas com deficiência permanente;
*trabalhadores do transporte coletivo - público e rodoviário;
*caminhoneiros;
*trabalhadores portuários;
*funcionários do sistema de privação de liberdade;
*população privada de liberdade;
*e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.
A imunização é fundamental para evitar complicações decorrentes da infecção pelo vírus da gripe, diminuindo a probabilidade de hospitalizações e óbitos. O imunizante oferecido pelo SUS é trivalente, o que significa que oferece proteção contra três variantes do vírus: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B.
Devido às constantes mutações do vírus, a vacina passa por atualizações a cada ano. Assim, mesmo aqueles que foram vacinados em 2024 precisam receber a nova dose neste ano. O objetivo da campanha é vacinar ao menos 90% do grupo prioritário, proporcionando mais proteção e segurança para toda a população.
Amanda Esteves - Estagiária - Rádio Ativa