SAÚDE ATIVA - MAQUIAGEM PODE PROVOCAR CÂNCER
- 27/10/2024
Uma reportagem publicada pelo jornal britânico Daily Mail, neste sábado (26) revela que escritórios de advocacia do Reino Unido estão sendo acionados por mulheres que alegam ter desenvolvido problemas de saúde, incluindo câncer, por causa do uso de maquiagem.
O jornal alerta que os casos podem estar relacionados à adição de amianto na composição de itens de maquiagem, como pó compacto, sombra e blush e destaca o caso de uma mulher chamada Hannah Fletcher, de 48 anos, que, em 2017, recebeu um diagnóstico mesotelioma, um tipo de câncer que afeta o revestimento do abdômen.
Segundo o jornal, os médicos de Hannah Fletcher recomendaram que ela procurasse um advogado, já que o mesotelioma é quase exclusivamente causado pela exposição ao amianto. Assim, ela decidiu processar as empresas norte-americanas responsáveis pelos produtos que ela utilizava, incluindo Avon, Estée Lauder e Clinique.
O advogado da mulher, Harminder Bains, do escritório londrino Leigh Day, afirmou ao jornal que, nos últimos anos, “dezenas” de processos desse tipo foram movidos por mulheres britânicas contra empresas de cosméticos nos Estados Unidos.
Ao Daily Mail, a Estée Lauder, que também é proprietária da Clinique, negou responsabilidade e afirmou: “As empresas Estée Lauder estão comprometidas em vender produtos seguros - usamos apenas talco que é testado e certificado como livre de amianto.” A Avon declarou: “Qualquer talco usado pela Avon é da mais alta qualidade cosmética e foi testado para confirmar que não contém amianto”.
Glauber Bernardes - Rádio Ativa