SAÚDE ATIVA - SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA QUE ATINGE IDOSOS NO DIA MUNDIAL DA OSTEOPOROSE
- 23/10/2024
Nesta semana é lembrado o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15 milhões de pessoas sofrem com a doença no Brasil. Segundo o médico ortopedista especialista em coluna vertebral, a osteoporose é uma condição que faz com que a densidade do osso diminua de forma progressiva, tornando o osso mais frágil e quebradiço.
O médico alerta que a osteoporose não apresenta sintomas na fase inicial. “Por ser uma doença silenciosa, normalmente o paciente só descobre que está com o desgaste quando sofre alguma fratura ou começa a sentir dores decorrentes de quedas. A confirmação do diagnóstico da osteoporose se dá através da densitometria óssea”, destaca.
A primeira forma de tratamento da doença, é tentar conter a perda óssea do paciente a partir da ingestão de vitamina D e cálcio, seja por dieta ou suplementação da vitamina e do mineral.
Para outra profissional, médica geriatra, a prevenção da osteoporose é sempre o melhor caminho. “Hábitos saudáveis de vida, tais como a exposição ao sol pela manhã, evitar o tabagismo, consumo exagerado de café e bebidas alcoólicas, a prática regular de atividades físicas como musculação. Outras opções que ajudam seriam a corrida, caminhada, dança por auxiliarem na renovação celular dos ossos, fazendo com que se tornem mais fortes e menos suscetíveis a fraturas”.
A médica destaca que, apesar da osteoporose ser uma doença relacionada à terceira idade, por volta dos 25 anos é que o indivíduo consegue atingir o nível mais elevado da massa óssea. “Por isso é tão importante a conscientização ao longo da vida, garantindo a prática de atividades físicas (musculação e exercícios de impacto) e a ingestão adequada de cálcio e de vitamina D com o objetivo de conseguir uma boa reserva dessa massa, já que, no decorrer da vida, essa perda acontece naturalmente”, reforça.
Glauber Bernardes - Rádio Ativa