SAÚDE ATIVA - VENTILADOR, UMIDIFICADOR OU AR-CONDICIONADO: PÓS E CONTRAS DE CADA UM

  • 05/10/2024

SAÚDE ATIVA - VENTILADOR, UMIDIFICADOR OU AR-CONDICIONADO: PÓS E CONTRAS DE CADA UM

Com o calor extremo, fica quase impossível não recorrer a algum aparelho para se refrescar. Mas, entre o ventilador, o umidificador e o ar-condicionado, você sabe qual é a melhor opção para seu conforto e saúde?

De acordo com a pneumologista Grasielle Santana, da Oncoclínicas de Brasília, a escolha depende das condições do ambiente e das necessidades específicas de cada paciente, especialmente para quem tem problemas respiratórios.

  • Ventilador
    O ventilador é uma solução acessível e prática, proporcionando uma maior circulação de ar e sensação de frescor. Com um preço mais baixo, é facilmente transportável entre diferentes ambientes.
  • No entanto, a pneumologista alerta que ele pode intensificar o ressecamento do ar, agravando sintomas como irritação nasal, pele seca e olhos irritados. Além disso, ventiladores podem espalhar poeira e outros poluentes, o que é prejudicial para pessoas com alergias ou problemas respiratórios.

  • Ar-condicionado
    O ar-condicionado permite um controle mais preciso da temperatura e, se bem mantido, pode filtrar poluentes e partículas que causam alergias. Entretanto, seu uso pode ressecar o ar e tem um consumo de energia elevado, o que pesa no bolso.
  • Umidificador de ar
    O umidificador eleva os níveis de umidade do ambiente, sendo uma boa opção em climas secos, quando ajuda a prevenir irritações nas vias respiratórias, olhos e pele. No entanto, ele requer manutenção constante, como limpeza e troca de água, para evitar a proliferação de fungos e bactérias.
  • Glauber Bernardes - Rádio Ativa


    #Compartilhe

    Aplicativos


    Locutor no Ar

    Anunciantes