GUERRA EM GAZA MATOU MAIS DE 41 MIL PALESTINOS E QUASE 100 MIL FERIDOS

  • 04/10/2024

GUERRA EM GAZA MATOU MAIS DE 41 MIL PALESTINOS E QUASE 100 MIL FERIDOS

Perto de completar um ano, o conflito armado em Gaza m4tou, pelo menos, 41,8 mil palestinos. De acordo com Ministério da Saúde de Gaza, outros 96,8 mil ficaram feridos em ataques israelenses desde 7 de outubro de 2023. Ainda segudo o órgão, milhares de corpos, provavelmente, estão perdidos em escombros.

No início deste ano, um estudo publicado pela revista The Lancet, estimava que o número real de mortes em Gaza poderia ser superior a 186 mil, considerando as mortes indiretas, causadas por falta de alimentos, atendimento médico e doenças.

O conflito teve início em outubro passado, após o grupo Hamas atacar o sul de Israel e sequestrar 251 pessoas — incluindo 38 crianças.

Quase 1,2 mil israelenses e estrangeiros foram m0rtos durante a ofensiva, incluindo 282 mulheres e 36 crianças, no que ficou conhecido como “o dia mais mortal na história de Israel”.

Mais de 6 mil mulheres e 11 mil crianças estão entre as vítimas palestinas. Um levantamento da Oxfam — confederação internacional que luta por justiça e igualdade — afirma que a guerra em Gaza é a mais mortal para o grupo nos últimos 20 anos.

Dados da Action on Armed Violence, recolhidos até 23 de setembro, mostram que, no último ano, Israel atacou a infraestrutura civil em Gaza, com armas explosivas, uma vez a cada três horas. Com excessão da pausa humanitária de seis dias, em novembro passado, houve apenas dois dias em todo o ano sem bombardeio.

Glauber Bernardes - Rádio Ativa


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes