VOCÊ CONCORDA COM A VOLTA DO HORÁRIO DE VERÃO? RESPONDA NOS COMENTÁRIOS
- 20/09/2024
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) recomendou, nessa quinta-feira (19), que o governo federal retome o horário de verão, período em que os relógios são adiantados em uma hora. A decisão foi estudada de forma técnica pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e referendada na reunião do comitê.
Agora, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, levará a recomendação a outros entes do governo federal. A decisão final é do Executivo. Segundo fontes do governo federal, indicaram ser “muito provável” a implementação do horário de verão no Brasil.
Silveira defende a medida como uma alternativa para reduzir o consumo de energia frente à seca histórica que o país enfrenta e que pressiona os reservatórios das usinas hidrelétricas. No mesmo dia, ele afirmou que o fim do horário de verão em 2019 foi uma “enorme irresponsabilidade”.
Uma pesquisa realizada pelo Reclame Aqui e pela Abrasel com 3 mil consumidores apontou que 54,9% das pessoas são favoráveis ao retorno do horário de verão no Brasil em 2024.
O Palácio do Planalto contratou pesquisas de opinião sobre a eventual volta do horário de verão no Brasil. Os levantamentos, segundo apurou a coluna Igor Gadelha, apontaram uma divisão dos entrevistados entre favoráveis e contrários ao retorno do horário de verão, extinto desde 2019.
No governo, o horário de verão é visto como uma maneira de deslocar o pico de consumo de energia para um horário com mais sol, reduzindo a necessidade de acionar usinas termelétricas, mais caras e mais poluentes.
E VOCÊ? Concorda com o retorno do Horário de Verão para o Brasil? Deixe sua opinião nos comentários.
Glauber Bernardes - Rádio Ativa