MORADORES DE BETIM TEMEM A BAIXA DO NÍVEL DA VÁRZEA DAS FLORES
- 17/09/2024
A região metropolitana de BH está a quase 150 dias sem chuva e o longo período de estiagem impacta diretamente nos níveis dos reservatórios que abastecem a Grande BH.
A situação crítica é percebida não apenas nos números divulgados pela Copasa, mas também no cenário da represa Várzea das Flores, que fica entre Contagem e Betim.
Em depoimento, um empresário e morador da região há três décadas, expressa sua preocupação: ‘Já há alguns anos, vem acontecendo constantemente da lagoa chegar a 30%, 20% das condições dela. A gente vê a flora e a fauna se acabando dia a dia’.
O reservatório Várzea das Flores não apenas abastece parte da região metropolitana, mas também serve informalmente como área de lazer para a população. Outro morador da orla da represa há 20 anos, confirma a redução drástica no nível da água: ‘Ela operou aqui durante muitos anos a 100% da capacidade, hoje infelizmente não. Sou frequentador daqui, pratico esporte náutico, e infelizmente cada dia está pior’.
Em nota, a Copasa informou que os reservatórios de água estão com níveis suficientes para abastecer a Grande BH neste período de estiagem. O sistema Paraopeba, responsável pelo abastecimento de água em aproximadamente 60% da região, está com o volume dentro do esperado para este período do ano, segundo a empresa.
A Copasa também afirmou que o nível dos sistemas do Rio das Velhas e Paraopeba está sendo monitorado de forma ininterrupta e, até o momento, não houve impactos na captação de água para a Grande BH. No entanto, a situação continua preocupante para os moradores, que testemunham diariamente os efeitos da seca prolongada na região.
Glauber Bernardes - Rádio Ativa