SAÚDE ATIVA - VITAMINA D: NOVAS DIRETRIZES APOIAM SUPLEMENTAÇÃO PARA EVITAR DIABETES
- 14/09/2024
Uma das novidades trazidas pelas novas diretrizes da Sociedade Americana de Endocrinologia sobre a suplementação de vitamina D é a recomendação de uso para pessoas com quadro de pré-diabetes. As evidências mostram que indivíduos com o quadro que antecede o diabetes podem se beneficiar da vitamina D.
De acordo com a endocrinologista Marise Lazaretti Castro, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a relação entre a vitamina D e a diabetes tem sido investigada há algum tempo, com estudos mostrando que pessoas com a doença metabólica tendem a apresentar níveis mais baixos do hormônio.
“A vitamina D é produzida quando estamos expostos ao sol, o que significa que pessoas doentes, que passam menos tempo ao ar livre ou têm menos disposição para atividades físicas, podem apresentar níveis mais baixos de vitamina D”, aponta.
Ela explica que era preciso demonstrar uma relação de causa e efeito para a indicação, e isso foi feito em estudos com pessoas pré-diabéticas. “Pacientes que costumam evoluir para diabetes foram suplementados com vitamina D e acompanhados por um período entre dois e três anos. Na revisão sistemática dos estudos, observou-se que a suplementação conseguiu reduzir em 15% a progressão para a doença”, detalha a médica.
Glauber Bernardes - Rádio Ativa