CRISE HÍDRICA: NÍVEL DE RESERVATÓRIO DE ÁGUA CAI 20% E PREOCUPA AUTORIDADES EM BETIM
- 05/09/2024
Os reservatórios do Sistema Paraopeba, que abastece Betim e diversas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, apresentam um nível 20% inferior em comparação ao mesmo período do ano passado. No município, não houve precipitação há 138 dias.
Conforme informações da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), na última segunda-feira (2), o total de água armazenada nos reservatórios alcançou 175,1 milhões de metros cúbicos, correspondente a 63,5% de sua capacidade total.
A situação mais alarmante se encontra no Sistema Vargem das Flores, cuja ocupação está abaixo de 50% (47,9%). Já o volume do Rio Manso se encontra em 62,4% da capacidade, enquanto o Sistema Serra Azul registra 72,2%.
Apesar da queda do nível dos reservatórios, a Copasa informou que ele é suficiente para abastecer a região metropolitana de Belo Horizonte neste período de estiagem. "A Copasa está monitorando o nível do Sistema Rio das Velhas e do Sistema Paraopeba e, até o momento, não houve impactos na captação de água para a Grande BH", declarou a empresa.
Glauber Bernardes - Rádio Ativa