MENINO DE 16 ANOS SOFRE COLAPSOS NOS PULMÕES POR FAZER USO EXCESSIVO DE VAPE
- 04/09/2024
Um adolescente britânico, de 16 anos, sofreu colapsos nos dois pulmões por fazer uso excessivo de cigarro eletrônico, popularmente conhecido como vape. O caso aconteceu em Manchester, na Inglaterra.
Nathan Chesworth estava estudando para prestar vestibular quando começou a apresentar tosse intensa. Após várias consultas médicas, ele recebeu antibióticos para tratar uma infecção no peito. No entanto, poucos dias após iniciar o tratamento, começou a tossir sangue.
A mãe do adolescente contou que Nathan ficou letárgico, ou seja, não saía da cama e começou a perder peso porque não conseguia comer ou beber nada.
Na noite anterior ao seu retorno à escola, em janeiro, um dos pulmões do garoto entrou em colapso enquanto ele subia as escadas. Ele parou de respirar.
Depois de fazer um raio-X, os médicos descobriram que ele tinha pneumotórax - uma condição em que o ar fica preso no espaço entre os pulmões e a parede torácica, o que pode causar o colapso do pulmão. Até então os médicos e a mãe não sabiam que o menino usava vape.
O adolescente admitiu que comprava cigarros eletrônicos sabor ‘tutti-frutti’ por 3 euros - o que equivale a R$ 18,49 - depois da escola, geralmente usando seu uniforme escolar.
Glauber Bernardes - Rádio Ativa