SAÚDE ATIVA - PROTEÍNAS

  • 25/08/2024

SAÚDE ATIVA - PROTEÍNAS

As proteínas são o macronutriente mais importante do prato de quem deseja ter uma boa saúde. Elas participam dos processos de renovação celular e da produção de enzimas, hormônios e outras substâncias essenciais ao funcionamento do corpo.

Encontradas em alimentos de origem animal e vegetal, as proteínas são a principal matéria-prima para a construção da massa magra. Mas, como, dosá-las de maneira correta?

Em primeiro lugar, é necessário saber que o organismo não faz reservas energéticas de proteínas. Quando o consumo delas é exagerado, o excesso é dispensado pela urina. Também não adianta focar apenas nelas, já que a alimentação é complexa e demanda um equilíbrio de todos os nutrientes.

A recomendação diária dos nutricionistas é a ingestão de cerca de 0,8 gramas de proteína para cada quilo corporal, o que representaria 56g para alguém com 70kg. Essa quantidade do macronutriente é encontrada em cerca de 180g de peito de frango cozido ou 2,5 dosadores de whey protein.

“A meta proteica não é difícil de ser batida, ainda mais se consideramos que a base da alimentação nacional, o arroz e feijão, é muito rica neste macronutriente. Com uma alimentação equilibrada, não costuma faltar proteínas, mas é preciso planejar as refeições para que elas estejam bem distribuídas em todas as refeições”, explica a nutricionista Alessandra Luglio, diretora do Departamento de Nutrição da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira).

Para alcançar os índices ideais, é preciso planejar a dieta de acordo com o peso do indivíduo e seu objetivo. Para aqueles que querem hipertrofia, o mais recomendado é que se dê um reforço na ingestão de proteínas, evitando, porém, ultrapassar índices como os de 2 g por kg corporal.

Glauber Bernardes - Rádio Ativa


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes