CÂNCER DE PULMÃO: CAMPANHA ALERTA PARA OS RISCOS DO TABAGISMO
- 15/08/2024
O mês de agosto é marcado pela campanha Agosto Branco, dedicada à conscientização sobre os perigos do tabagismo, principal fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças e tipos de câncer, especialmente o de pulmão.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 85% dos casos diagnosticados estão diretamente relacionados ao consumo do tabaco. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil são previstos mais de 35 mil novos casos de câncer de traqueia, brônquio e pulmão a cada ano, entre 2023 e 2025. Os tumores do sistema respiratório, em especial, o de pulmão, ficam em quarto lugar entre os mais comuns na população brasileira.
Daniel Bonomi, diretor científico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica e Cirurgião Torácico da Rede Oncoclínicas, explica que além da conscientização, são necessários a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pulmão. “A prevenção é fácil, a gente fugir do cigarro, do cigarro eletrônico e das poluições. O diagnóstico precoce é uma ação também de várias sociedades que lidam com câncer de pulmão, com o objetivo de fazer o diagnóstico de forma precoce e, assim, aumentar as chances de cura dessa doença tão grave.”, alerta.
O médico detalha que a epidemia de tabaco é uma das maiores ameaças à saúde pública mundial. Reduzir os casos é tão importante quanto não termos novos fumantes. “Infelizmente, o cigarro, além de causar o câncer de pulmão, pode causar diversas outras doenças oncológicas. E além de doenças oncológicas, as doenças vasculares cerebrais.”, destaca.
📸 Banco de imagens/Canva
Glauber Bernardes - Rádio Ativa