ÓRGÃO DA ONU DIZ QUE BRASIL ESTÁ PRÓXIMO DE DEIXAR MAPA DA FOME

  • 13/08/2024

ÓRGÃO DA ONU DIZ QUE BRASIL ESTÁ PRÓXIMO DE DEIXAR MAPA DA FOME

O Brasil está próximo de deixar o Mapa da Fome dois anos após ter voltado a fazer parte da lista compilada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

O país ocupa o 94º lugar entre 111 nações que integram o levantamento baseado em análises da agência da ONU a contextos que, até o fim desta década, podem não reduzir este indicador a zero.

Falando à ONU News, o representante da FAO no país, Jorge Meza, disse que a fome cresceu com a pandemia. Mas que a resposta imediata com assistência social e programas de geração de renda sustentável apoiam a recuperação.

“Para que um país saia da fome tem que ter uma subalimentação, ou seja um nível de fome, igual ou inferior a 2,5%. O Brasil, no período 2021-2023, apresenta um valor de 3,9% de média móvel. Nós trabalhamos com média móvel de três anos. Com 3,9% estamos muito próximos de 2,5%, o valor para que o país saia do mapa da fome.”

O representante da FAOapontou entre os principais fatores nesse combate a capacidade de atender situações de vulnerabilidade e a criação de novos programas para gerar renda.

“O Brasil já esteve fora do mapa da fome em 2014 e permaneceu fora dele até 2021. Efetivamente, aí nós vemos o contexto de uma pandemia global e como afeta a situação da fome num país. E voltou a entrar no Mapa da Fome em 2021. Agora, o governo está nesse esforço grande para tirá-lo novamente. Com os indicadores que temos, muito provavelmente até 2030 tenhamos bons resultados no país.”

Glauber Bernardes - Rádio Ativa


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes